Theon vs Theós
"Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ λόγος, καὶ ὁ λόγος ἦν πρὸς τὸν θεόν, καὶ θεὸς ἦν ὁ λόγος."
(En archē ēn ho logos, kai ho logos ēn pros ton theon, kai theos ēn ho logos).
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." (Jo 1:1).
No evangelho de João, no início da oração do primeiro capítulo, Deus é descrito em duas formas diferentes: Theon e Theos. Ambas as palavras são gregas para "Deus", mas há uma diferença entre elas na forma gramatical.
Em João 1:1, o termo em grego, "Θεόν" (theon) é a forma acusativa do substantivo "Θεός" (theos), que significa "Deus".
A forma acusativa é usada quando o substantivo está funcionando como objeto direto de um verbo ou preposição, ou seja, é quando ele está sendo afetado pela ação na frase.
Por outro lado, "Θεός" (theos) é a forma nominativa de "Deus".
A forma nominativa é usada quando o substantivo está funcionando como sujeito da frase, isto é, o termo que realiza a ação ou é descrito na frase.
Em termos simples, Θεόν (theon), é usado quando Deus recebe a ação (objeto da frase).
Por exemplo: "Eu adoro a Deus", seria traduzido no grego como "Ἐγὼ προσκυνῶ τὸν Θεόν" (Egó proskynó tón Theón).
Enquanto, Θεὸς (theos), é usado quando Deus realiza a ação (sujeito da frase).
Exemplo: "Deus é amor" que seria traduzido para o grego como "Θεὸς ἀγάπη ἐστίν" (Theós agápi estín).
Em resumo:
Θεόν (theon): Deus recebe.
Θεὸς (theos): Deus faz.
Essa diferença entre "Theon" e "Theós" em João 1:1 está relacionada à gramática grega e à interpretação teológica do texto.
A interpretação dessas nuances gramaticais é objeto de debate entre estudiosos e teólogos, especialmente em relação à identidade de Jesus Cristo.
Alguns argumentam que a ausência do artigo antes de "theos", indica que o verbo é totalmente identificado com a natureza divina, enquanto outros veem uma distinção entre o verbo (Jesus) e Deus, destacando a relação pessoal entre eles na trindade.
Em outras palavras, alguns estudiosos defendem que a inexistência do artigo definido antes de "θεὸς" (Theós) indica uma qualificação especial para o logos, enquanto outros interpretam que Jesus é qualitativamente o mesmo que Deus.
Em termos simples, muitas pessoas acreditam que 'o verbo' (Jesus) era divino, mas não o mesmo Deus que o pai.
Outros acreditam que 'o verbo' era completamente Deus, igual ao pai em todos os aspectos."
As informações sobre "theon" e "theos" em João 1:1 são precisas e refletem uma discussão cuidadosa em torno da natureza divina de Cristo e da ligação entre a palavra e Deus. Porém, a interpretação exata depende da perspectiva exegética e do contexto interpretativo. Sobretudo, a análise gramatical e a consulta a fontes confiáveis são essenciais para uma compreensão mais profunda do texto.
Na minha humilde opinião, numa lente teológica cristã: a palavra "verbo" assume um significado especial, referindo-se à segunda pessoa da Santíssima Trindade, Jesus Cristo. Por isso, no versículo em questão, a ausência do artigo definido não implica em indefinição, mas sim em uma afirmação enfática da divindade de Jesus. Portanto, a palavra "verbo" era Deus e não um deus.
Sobretudo, a questão da pessoa de Jesus Cristo como Deus em João 1:1 é complexa e multifacetada e não existe uma resposta única e definitiva, mas requer uma consideração no estudo cuidadoso do contexto histórico, cultural e teológico.
Dito isso, minhas sugestões para uma abordagem mais aprofundada são:
▪️Consulte obras de teologia cristã sobre o tema da divindade de Jesus.
▪️Analise outros versículos da bíblia que utilizam a palavra "verbo".
▪️Reflita sobre as implicações teológicas e práticas da afirmação "o verbo era Deus".
▪️Não descarte a fé e a tradição cristã que também são importantes para a compreensão do texto.
Referências Bíblicas para fortalecer o assunto:
Antigo Testamento:
▪️Gênesis 1:1
▪️Êxodo 3:14
▪️Isaías 9:6
▪️Malaquias 3:1
Novo Testamento:
▪️João 1:1-14
▪️João 10:30
▪️Filipenses 2:5-11
▪️Colossenses 1:15-20
▪️Hebreus 1:1-14
Livros sobre o assunto:
▪️A Divindade de Cristo por John Stott
▪️O Deus-Homem por G. Campbell Morgan
▪️Jesus, o Cristo por R.C. Sproul
▪️A Pessoa de Cristo por Donald G. Bloesch
▪️Teologia Sistemática por Louis Berkhof
▪️Cristologia por Millard J. Erickson
▪️O Verbo que se fez carne: Estudos sobre a divindade de Jesus Cristo por Leon Morris.
— Teólogo: Diogo Oliveira
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