Imago Dei: A Singularidade Humana na Criação
Texto: Gn 1:26 parte A
"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança (...)."
Tema: "Imago Dei: A Singularidade Humana na Criação."
Lema: "A obra-prima de Deus: mais que matéria, a imagem do Criador."
Antes de tudo, é importante lembrar que a distinção entre "imagem" e "semelhança" não é absoluta e pode variar de acordo com diferentes pensadores e tradições.
O ser humano, sendo um exemplo de excelência e habilidade, é a maior criação que Deus concedeu. Ele é o portador singular da essência divina, que o distingue de todo o universo visível. Em sua alma, carrega o sopro da vida e a capacidade de refletir a bondade, a sabedoria e o amor do seu Criador, fazendo dele não apenas uma criatura ímpar, mas também um embaixador no enredo da criação. O homem não é um mero observador passivo, mas um participante ativo no desenvolvimento do mundo, contribuindo para o avanço da ciência, da arte, da cultura e das relações sociais. Sua capacidade de criar, inovar e estabelecer elos complexos o torna um ser atípico e especial.
O ser humano ocupa um lugar único na existência, unindo em sua própria natureza o melhor das duas realidades: o espiritual e o material.
Antes do pecado, o homem era como Deus em imagem (características) e semelhança (essência). Após o pecado, ele continuou com a imagem de Deus, mas perdeu a essência – a santidade divina.
Isaías 59:2:
"Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça."
1 Pedro 1:15-16:
"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo." (ACF)
Levítico 19:2:
"Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize -lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo." (ACF)
Em situação anterior à queda, Adão vivia na vontade revelada – propósito que inclui aquilo que Deus escolheu revelar, ou seja, a vontade que expressa o desejo de Deus para a vida dos Seus filhos. Adão, mesmo ciente dessa premissa, optou por desobedecer, rompendo, por sua vez, a comunhão entre a criatura e o Criador. Após o pecado, Adão ficou sob a sentença da vontade permissiva – o atalho escolhido por aqueles que não esperam ou não querem seguir a vontade soberana (decretiva ou oculta) de Deus. Sem coação ou ameaças, Adão definitivamente assumiu sua postura, fazendo sua pior escolha: a de se tornar um pecador, deturpando, ao mesmo tempo, sua aspiração por Deus.
Isaías 64:6-7:
"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam. E já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte, e te detenhas; porque escondes de nós o teu rosto, e nos fazes derreter, por causa das nossas iniquidades." (ACF)
▪️Definição
"Imagem" e "semelhança" são conceitos que muitas vezes aparecem juntos, especialmente em contextos filosóficos, teológicos e linguísticos, mas têm significados distintos:
— Imagem: Refere-se a uma representação visual ou mental de algo. No contexto das Escrituras Sagradas, como na frase "à imagem de Deus", implica que os seres humanos foram criados com características ou atributos que refletem Deus, como a racionalidade, a moralidade e a capacidade de relacionamento.
— Semelhança: Significa uma similaridade ou correspondência entre duas coisas. No mesmo contexto das Escrituras, "semelhança" sugere que os seres humanos não apenas espelhem o Senhor em um sentido geral (imagem), mas, além disso, possuem uma natureza que reflete uma pureza moral e espiritual, que é semelhante à de Deus.
▪️Interpretações teológicas
Essa interpretação da imagem e semelhança entre Deus e o homem é amplamente aceita em diversas proposições religiosas. Ela tem sido usada para justificar:
1. A dignidade humana: O fato de termos sido criados à imagem de Deus confere a cada indivíduo um valor intrínseco e inalienável. Isso estabelece uma relação de causa e efeito entre a criação à imagem de Deus e a dignidade humana, atribuindo a cada ser humano um valor próprio.
2. Propriedade ética: A semelhança com Deus nos dota de uma profunda faculdade moral, que se manifesta em nosso senso de justiça, na liberdade de escolha e na capacidade de amar.
3. A vocação espiritual: A alma humana, sedenta por transcendência, encontra em Deus seu propósito mais elevado.
Em suma, "imagem" refere-se à representação ou reflexo peculiar de algo, enquanto "semelhança" diz respeito à congruência ou afinidade em essência e caráter. Em contextos bíblicos, ambos os termos indicam como o ser humano retrata atributos de Deus; no entanto, "imagem" tende a se referir mais à forma ou estrutura, isto é, à destreza humana de raciocinar, criar e ter domínio sobre a natureza. Já "semelhança" é a condição de santidade, que pode ser vista na prática de virtudes como a benevolência, a equidade e a misericórdia.
▪️Conclusão
A Bíblia, ao afirmar que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, nos traz um ponto de partida rico para uma reflexão elevada sobre a constituição humana e nossa relação com o Criador. Ao explorar os diversos aspectos dessa doutrina, podemos alargar nossa compreensão de nós mesmos e do mundo ao nosso redor.
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